terça-feira, 1 de novembro de 2011

Usina de algodão

Acervo histórico: Ex-Vereador e Empresário Joaquim Almeida (in memória), junto aos seus 16 funcionários..
Na década em que Gameleira era desenvolvida e independente. O povo empreendendor, empregava muita gente e Gameleira era tida como desenvolvida.

colégio Valdemar Lins. O 1º Colegio da história de Gameleira.

Esse Colégio era muito bem estruturado. Os educadores dessa época eram altamente qualificados, os país acompanhavam seus filhos e quem ganhou com isso foi Gameleira.Infelizmente, este Colégio foi tragado pelas forças do Rio...e por isso até hoje, o Povo de Gameleira luta pela construção do Cais de contenção.          

Ato cívico no Colégio Lins Medeiros no dia da Independência do Brasil. Ao lado esquerdo (acima) um dos grandes nomes da história de Gameleira, Thomaz Leite (in memória).
Na década de 60, o povo já participava de todos eventos culturais. Por isso, Gameleira é uma cidade históricamente cultural.

Enchentes

Igreja se Santo Antônio

A igreja católica de Santo Antônio em  Gameleira foi fundada em 1968,considerada grande patrimônio histórico da cidade.Ela foi cenário de épisodio marcantes para a história da comunidade,como para gravação do filme narradores de Javé,onde boa parte foi gravado nela.Ela também foi e é palco de muitos acontecimentos importantes para a comunidade,como casamentos,batizados,missas,festa do padroeiro da cidade que é o próprio Santo Antônio comemorada praticamente durante todo o mês de junho.
Em 2004 foi inauguradaa segunda igreja de Santo Antônio,devido ao risco de desabamento por causa dos barracos que vem destruindo a cidade.Porém,a antiga construção ainda continua intacta,fazendo parte dos patrimônios históricos da comunidade de  Gameleira.